quarta-feira, 20 de outubro de 2010

(de)pressão planetária

O artigo que faz capa na edição de Outubro 2010 da National Geographic Portugal deixou-me completamente deprimido.

Revoltado também. Revoltado com a irresponsabilidade e impunidade daqueles que cometem verdadeiros actos terroristas contra o já por si debilitado planeta chamado Terra, a nossa única casa. Neste caso em particular, a BP. Desde que li o artigo, não voltei a atestar na BP.

O artigo detalha todo o processo de instalação da plataforma petrolífera de águas profundas Deepwater Horizon no Golfo do México, a pressão comercial que ignorou todas as normas e boas práticas numa indústria de risco, e as consequências (conhecidas) na flora e fauna, assim como o impacto na economia e sociedade local.

Mas fiquei também a pensar que no fundo somos todos cúmplices. O nosso estilo de vida é viciado em petróleo, não vivêssemos nós na era dos Hidrocarbonetos! Quem sabe, talvez mude para um RR V8 a GPL...

Durante quanto mais tempo iremos depender do petróleo? Aparecerão alternativas viáveis? As grandes potências irão apostar nas energias renováveis? Conseguiremos ensinar as gerações futuras a respeitar o nosso planeta, a Natureza?

"A procura crescente de petróleo impulsionou a indústria para águas profundas. Mas o derrame registado no Golfo do México leva a pergunta: vale o risco?"

Sem comentários: