terça-feira, 14 de abril de 2009

Bomba injectora pifou

104.200KM

Os primeiros sintomas começaram-se a sentir desde Janeiro, com o arranque a frio a tornar-se anormalmente mais difícil. Mas como era Inverno, nada fazia suspeitar males de maior.
A confirmação veio depois da lavagem de motor e manutenção da correia de distribuição, com o Sr. António Sousa a preparar-nos para o pior: bomba injectora gripada!

O sistema de injecção de gasóleo é especialmente sensível a ar, água e detritos. Ocorreu-nos logo que este problema poderia ter sido causado pelo facto de termos andado 1 ou 2 semanas sem rosca do depósito e mais algumas semanas com uma rosca universal, até arranjarmos uma original na sucateira do Picoto.
Durante esse período pode ter-se infiltrado água de chuva no depósito, e mesmo poeira. :-(

Outro factor seriam os 99% de gasóleo abastecido em grandes superfícies (Jumbo, Feira Nova). Algum estudo que confirme a fraca qualidade desses combustíveis comparativamente às gasolineiras tradicionais?

Para além da dificuldade no arranque a frio (não pegava sem dar acelerador), o comportamento do motor era normal. Pelo menos até deixarmos o depósito chegar à reserva. A partir desse momento, a injecção começou a falhar com o motor em andamento, fosse ao ralentim ou engrenado em qualquer mudança.

Levou bomba injectora recondicionada, com garantia de 1 ano.
Substituído filtro gasóleo traseiro.

Extra: bate chapas no pára-choques traseiro e farolim traseiro esquerdo novo.

Sem comentários: